Você está utilizando a Luva certa ?

O Uso de Facas na Industria Alimentícia.
20 de maio de 2020
Propriedades do Grafatex
Isolamento Térmico para Luvas!
29 de junho de 2020
você-esta-usando-a-luva-certa

Acidentes causados ​​em colaboradores que usam a Luva errada para a atividade exercida são extremamente evitáveis​​, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

Com todos os avanços tecnológicos e com a alta qualidade dos materiais disponíveis no mercado, atualmente, os fabricantes de luvas são capazes de projetar luvas de segurança que oferecem benefícios consideráveis ​​aos trabalhadores em determinadas aplicações nas indústrias dos diversos setores. Por esse motivo, é importante optar por uma luva que foi projetada e fabricada especificamente para atender à segurança das mãos e às necessidades do trabalho que está sendo executado.

luva-anticorte-conheca-a-linha-protecEmbora, pareça óbvio, nem todos têm claro que para cada tipo de atividade existe uma luva específica, que é a adequada para a realização da tarefa em questão.

Ao realizarem avaliações de segurança das mãos, um dos maiores problemas encontrados pelos especialistas em luvas não é que os trabalhadores  não estejam usando luvas, mas que não estejam usando  as luvas certas.

Isso ocorre geralmente porque empregadores e funcionários não sabem que estão se expondo a riscos tão altos usando luvas que foram realmente projetadas para outras aplicações.

Embora o questionamento sobre a adequação das luvas seja improvável em locais que não tenham tido um aumento recente no número de lesões nas mãos, bem como os funcionários possam estar apegados às luvas que estão acostumados a usar, esse questionamento é muito importante.

Já não é segredo que o uso de luvas erradas tem uma correlação direta com o número de acidentes no local de trabalho, bem como com o nível de gravidade desses acidentes.

Embora usar a luva errada possa não parecer grande problema, na realidade, é a ponta da pirâmide.

 

É assustador pensar assim, não é? Então, o que você pode fazer para aliviar esse problema?

 

Faça uma parceria com uma empresa  especializada em Luvas e Mangotes  e peça que ela faça uma auditoria no seu local de trabalho. Peça-lhe que leve em conta os vários riscos que os trabalhadores enfrentarão quando estiverem no trabalho, bem como a natureza do EPI que os trabalhadores estão usando atualmente.

A Gamiluva conta com um programa denominado REPROMA  (Reengenharia em Proteção das Mãos ), realizado através de um trabalho em conjunto do departamento Técnico da Gamiluva, com o profissional da segurança do trabalho e o colaborador que irá utilizar o EPI.

Nesse programa estarão sendo avaliados os postos de trabalho e os riscos da operação, oferecendo o Epi mais adequado à atividade exercida.

Seus funcionários podem se beneficiar do uso de luvas que oferecem um pouco mais de proteção contra cortes? As abrasões são uma preocupação? É necessária uma aderência mais forte para condições oleosas?

Estas, juntamente com outras questões relacionadas à capacidade do trabalhador de realizar o trabalho de maneira eficaz, mas segura, devem ser levadas em consideração.

Dessa forma, nossos técnicos em Luvas podem apresentar o EPI que atenda tanto às demandas do trabalho quanto aos vários riscos no local de trabalho.

 Reduzir o desperdício; Aumentar a produtividade?

Garantir que os colaboradores estejam usando as luvas certas reduz a quantidade de resíduos de EPI que sua indústria produz, assim como pode aumentar a produtividade e a adesão dos trabalhadores. Quanto mais adequadas forem as luvas para a tarefa em questão, maior será a probabilidade de seus funcionários utilizarem.

Norma Regulamentadora NR6

Garantir que seus funcionários estejam seguros no local de trabalho não é realmente uma escolha, é uma obrigação, a NR6 afirma que:

6.6.1 Cabe ao empregador quanto ao EPI :

  1. a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade;
  2. b) exigir seu uso;
  3. c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  4. d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  5. e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;

Se você ainda está se perguntando se vale a pena o tempo e o dinheiro necessários para você reavaliar suas seleções atuais de EPI e se elas são ou não a melhor escolha para o seu setor, a resposta curta é sim, e mais do que vale a pena.

Não tem certeza se seus funcionários estão usando as melhores luvas para a tarefa executada?

Peça a ajuda de um especialista em luvas para fazer essa auditoria de forma gratuita.

www.gamiluva.com.br

 Conclusão

Planejar um programa adequado de proteção das mãos em seu local de trabalho não é apenas uma boa ideia, é fundamental.

Você teria mais alguma informação para acrescentar sobre o assunto? Gostou do post? Nós, da Gamiluva, gostamos de entregar soluções, fale conosco.

Até breve!

Equipe GAMILUVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *