Isolamento Térmico para Luvas!

você-esta-usando-a-luva-certa
Você está utilizando a Luva certa ?
4 de junho de 2020
Propriedades do Grafatex

Existem muitos tipos de isolamentos, térmico, sonoro, elétrico, etc.

Neste post falaremos sobre isolamento térmico, que é a redução da transferência de calor entre objetos. Em termos básicos, é o isolamento térmico que mantém a mão isolada em relação a uma fonte de calor.

 

 Tipos de transferência de calor

 

Um equívoco comum é acreditar que o isolamento térmico deixa frio, quando na verdade a função do isolamento é reduzir a transferência de calor.

A energia térmica é transferida para objetos próximos de temperatura mais baixa, que você pode sentir como sendo quente, a menos que a transferência seja mais lenta ou interrompida por um isolador térmico.

 

Para entender o que é um ótimo isolante térmico, vamos entender os três métodos de transferência de calor:

 

Condução (CONTATO): O processo pelo qual o calor é transferido de uma área de maior energia cinética (temperatura mais alta) para uma área de energia cinética mais baixa (temperatura mais baixa), por exemplo, tocando em um cabo quente. A condução ocorre através do contato físico e é a forma mais comum de transferência de calor.

Convecção: O processo pelo qual um gás ou líquido é aquecido e depois se afasta da fonte, por exemplo, sentindo o ar quente acima de uma panela fervendo.

Radiação: O processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, por exemplo, calor do sol.

 

Isoladores térmicos

 

O trabalho de um isolador térmico é reduzir a transferência de calor, mantendo o objeto, em questão, quente ou frio.

Um ótimo exemplo de isolador térmico é uma garrafa térmica, que mantém as bebidas frias ou quentes,  tudo no mesmo dispositivo!

“A garrafa Térmica  é um exemplo tão interessante porque muitas pessoas não percebem que não é o aço inoxidável que fornece o isolamento,  é um vácuo”.

A garrafa de aço inoxidável é na verdade duas garrafas  uma  dentro da outra, com um pequeno espaço entre elas, esse espaço  vazio está preenchido de ar e, na verdade, cria um vácuo que é o que fornece o isolamento.

 

O vácuo é um dos isoladores mais conhecidos, mais que o próprio ar que também é um excelente isolante e um dos principais contribuintes para as propriedades isolantes de itens como luvas Térmicas de segurança.

São os bolsões de ar dentro desses materiais que diminuem a transferência de calor, muito mais do que os próprios materiais utilizados.

 

A Luva REF 119ALG, confeccionada em ponto Grafatex de Fio de Aramida, com Forro de algodão e punho de raspa é resistente a altas temperaturas em trabalhos onde a mão é continuamente exposta a risco térmico de até 350 graus, de acordo com o tempo de exposição à fonte de calor, ou respingos de metal fundido.

Garante excelente proteção para as mãos por ser confeccionada com matérias primas de alta qualidade, o punho utilizado nessa luva é chamado de “Punho de segurança”, pois permite ao usuário a sua rápida extração.

 

A Luva REF 119 FUNDEX, confeccionada em ponto Grafatex de Fios de Aramida, com Forro de algodão e punho de raspa é resistente a altas temperaturas em trabalhos onde a mão é continuamente exposta a risco térmico de até 500 graus, de acordo com o tempo de exposição à fonte de calor, ou respingos de metal fundido.

Garante excelente proteção para as mãos por ser confeccionada com matérias primas de alta qualidade, o punho utilizado nessa luva é chamado de “Punho de segurança”, pois permite ao usuário a sua rápida extração.

 

Isoladores térmicos para  Luvas

 

Quando se trata de isoladores térmicos para tecidos, a luta dos fabricantes sempre foi de tamanho versus eficácia. Quanto mais volumosa a luva, melhores as propriedades isolantes, mas mais desconfortável é para a pessoa que a utiliza.

Pensando nisso a Gamiluva desenvolveu uma linha de luvas onde você encontra proteção térmica, tentando manter  ao máximo a sensibilidade.

 

 

A Luva REF 195FAL, tricotada em Fios de Aramida, com Forro de algodão, é resistente a altas temperaturas permitindo a manipulação de peças delicadas em trabalhos onde a mão é continuamente exposta a risco térmico de até 250 graus, de acordo com o tempo de exposição à fonte de calor.

 

 

A Luva REF 1107, tricotada em Grafatex de Fios de Algodão e Poliéster com  pigmentos na palma e dedos, é resistente a altas temperaturas permitindo a manipulação de peças onde é necessário uma maior aderência.

Para trabalhos onde a mão é continuamente exposta ao risco térmico de até 250 graus, de acordo com o tempo de exposição à fonte de calor.

 

 

Antes de adquirir uma Luva para Alta Temperatura  é preciso avaliar a real necessidade do usuário, como você pôde observar nos parágrafos anteriores, cada detalhe é estrategicamente pensado para que o trabalhador tenha não apenas proteção, mas conforto.

Muitos trabalhadores colocam sua saúde em risco quando o equipamento de segurança é incômodo. Por isso, quanto mais segurança e conforto oferecer, maior é o interesse em usar o equipamento de proteção individual (EPI).

Uma luva com cano curto ou longo faz toda a diferença na segurança de quem trabalha com alta temperatura, não basta que as mãos estejam seguras, é preciso estender a proteção aos punhos e até braços, no caso, com Mangotes de Segurança.

 

Conclusão

Quando for escolher uma Luva de Proteção ou um mangote de segurança para os seus colaboradores, pense nos detalhes, nós pensamos em cada um deles.

Não foram feitos por acaso, ou simplesmente para valorizar o produto. Cada detalhe tem um propósito, cada luva é confeccionada com um tipo ou vários tipos de materiais para atender um ou mais riscos, com produtos que unem alta tecnologia a baixo custo.

 

Você teria mais alguma informação para acrescentar sobre o assunto? Gostou do post? Nós, da Gamiluva, gostamos de entregar soluções, fale conosco.

Conte com a equipe Gamiluva sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *