Luva para Alta Temperatura e Luva Anticorte para Soldadores

luva-anticorte-para-que-serve-a-luva-tricotada-anticorte-2-fios-de-aco
Luva Anticorte: para que serve a Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço?
4 de outubro de 2018
luva-para-alta-temperatura-existem-luvas-que-retem-600c-de-calor
Luva para 1000 Graus ?
5 de outubro de 2018
luva-para-alta-temperatura-e-luva-anticorte-para-soldadores_

O trabalho com soldagem é sobremaneira arriscado para os soldadores. Há o perigo de ocorrer queimaduras nas mãos e em todo o tecido da pele dos braços e em outras parte do corpo, além de prejuízos oculares podendo ocasionar catarata ou cegueira, ainda existem problemas respiratórios. Ao longo do desenvolvimento da atividade laboral, as vias respiratórias sofrem com o acúmulo de fumos de solda. O câncer de pele pode ser desenvolvido em razão de queimadura por metal quente ou respingo de solda. Além dos perigos citados, o soldador ainda lida com abrasão, escoriação, cortes e perfurações. Porém, a soldagem é um dos métodos mais utilizados em todo o mundo.

A soldagem é a união de dois componentes, principalmente metal, a fim de que se tornem um. Esse processo é usado em indústrias para fabricação ou recuperação de peças, é praticamente impossível que esse procedimento deixe de existir. Por isso, o trabalho do soldador é muito importante. Deste modo, a maneira mais eficaz para realizar o trabalho de soldagem é usar todos os equipamentos de proteção individual, principalmente, as Luvas para Alta Temperatura e as Luvas anticorte. Saiba mais sobre as luvas para soldadores protegerem-se dos riscos com suas mãos.

Risco de acidente por queimadura

As queimaduras por faíscas ou respingos de solda são os acidentes mais corriqueiros na rotina desses profissionais. Essas pequenas porções de metal fundido podem cair em diversas direções, atingindo mãos, braços e outras partes do corpo do trabalhador ou outros, quando vários soldadores atuam em um mesmo recinto. Faíscas, por exemplo, provenientes de soldagem, se permanecer muito tempo em contato com a pele, provocam queimaduras graves.

Existem várias técnicas de soldagem, mas é a fonte de calor que mais se utiliza para fundir materiais metálicos, entre tantos benefícios, um deles é o nível aceitável de risco à saúde do trabalhador.

Luva com dupla proteção para as mãos do soldador

Sabendo-se de todas as ameaças que o soldador enfrenta para realizar o seu trabalho, os equipamentos de segurança são desenvolvidos com a finalidade de ampliar o nível de proteção. Materiais são unidos para que um único equipamento possa fazer duplo papel, sem que haja a necessidade de trocar o EPI a cada momento que uma tarefa for realizada. Por exemplo, já imaginou quanto tempo seria gasto e o perigo que existiria entre trocar as luvas para fazer o manuseio de uma peça com aresta cortante e depois para soldá-la a outra?

A Luva Tricotada em grafatex com Reforço de Raspa tem a finalidade de facilitar o trabalho do soldador, pois ela é forrada em algodão com ponto grafatex, sem costuras externas a fim de diminuir o contato com os respingos de solda. O forro oferece proteção térmica para contato intermitente de até 250° C com peças quentes.

O reforço em raspa limita os riscos de cortes e perfurações em peças com arestas cortantes. Esse tipo de luva é ideal para aplicações de solda, onde é necessário alta resistência mecânica e térmica, proveniente do processo de soldagem.

A raspa e suas propriedades

A raspa é um material proveniente do couro bovino e por apresentar resistência mecânica à abrasão, escoriação e corte entre tantas funções, é utilizada para fazer luvas de proteção. As luvas de raspa são usadas para tarefas mais pesadas e maiores, pois o couro de raspa é bem resistente tem longo tempo de duração. E também apresenta resistência ao fogo. Assim, a raspa e o forro de grafatex juntos são usados para a produção de luvas que oferecem dupla proteção às mãos dos soldadores.

Conclusão

O trabalho com solda é artesanal e muito arriscado, porém muito importante para as indústrias. Embora já existam atividades em que a solda seja realizada de forma robotizada, em alguns casos não é possível ainda substituir o trabalho humano. Por isso, uma atividade tão importante para a economia global e para o desenvolvimento geral requer cada vez mais mão de obra. Para tanto, é preciso que os trabalhadores tenham condições de desempenhar suas tarefas de forma segura. Os equipamentos de proteção são os instrumentos que dão garantia do cumprimento do trabalho, além disponibilizá-los, os empregadores precisam realizar treinamentos constantemente a fim de que conscientizem seus colaboradores sobre a importância do uso. Não são apenas as luvas resistentes a corte e as luvas contra altas temperaturas que devem ser utilizadas, mas todos os demais equipamentos.

Esperamos que você tenha gostado! Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Até o próximo Blog Post!

Equipe GAMILUVA

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *