Luva Anticorte: para que serve a Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço?

luvas-anticorte-e-para-altas-temperaturas-a-perfeita-combinacao-da-aramida-e-do-grafatex
Luvas Anticorte e para Altas Temperaturas:

A perfeita combinação da Aramida e do Grafatex

24 de setembro de 2018
luva-para-alta-temperatura-e-luva-anticorte-para-soldadores_
Luva para Alta Temperatura e Luva Anticorte para Soldadores
4 de outubro de 2018
luva-anticorte-para-que-serve-a-luva-tricotada-anticorte-2-fios-de-aco

O Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Previdência Social informa que no Brasil, em 2014, houve 68.017 acidentes de trabalho envolvendo o punho e a mão dos trabalhadores, já em 2015 foram 60.060 e em 2016 o total chegou a 55.217, embora esses acidentes tenham tido leve queda, ainda são responsáveis por afastarem os trabalhadores de seus postos por dias ou até meses. Sem contar que nessas estatísticas não estão contabilizados os incidentes com amputações e os que não chegam ao conhecimento da previdência porque os trabalhos são realizados de maneira informal e, portanto, sem a devida segurança. Muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual como as luvas de segurança. Neste post você saberá um pouco mais sobre as Luvas Tricotadas Anticorte 2 Fios de Aço e como o uso desse EPI pode evitar a sua inclusão nas estatísticas de acidentes com as suas mãos.

Função da Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço

A função da luva de aço é proteger as mãos contra cortes. Porém, a Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço além da prevenção contra danos relacionados à lesão por corte, é maleável e permite ao usuário o manuseio de objetos com destreza e conforto por ser confeccionada com fibras sintéticas e fios de aço. Funcionalidades alcançadas pela combinação de fios de alta tenacidade e do aço inoxidável, com gramatura ideal que visa à proteção e mantém a flexibilidade.

As Luvas Tricotadas Anticorte 2 Fios de Aço duram por mais tempo, se forem utilizadas corretamente de acordo com as instruções de uso, pois o aço inoxidável é resistente à corrosão. Outra característica que o aço imprime ao produto é a leveza, o que viabiliza também seu emprego em indústrias de vários segmentos e, principalmente, nas alimentícias como frigoríficos, pescados, cozinhas industriais etc.

Utilização

Agricultura

  • Processamento de frutas e verduras;
  • Manutenção de colheitadeiras de cana.

Indústrias Alimentícias

  • Processamento de carnes, aves e pescados;
  • Trabalhos com facas.

Metalúrgicas

  • Rebarbação de peças.
  • Trabalhos com facas e estiletes.

Vidros

  • Manipulação de peças de vidro.

Atenção: Esse tipo de Luva possui alta resistência a corte por faca e estilete. Entretanto, não é recomendada como protetora às mãos de trabalhadores que utilizam serra industrial, por exemplo, ou equipamentos potentes de corte.

Como saber se a luva oferece a proteção que você precisa?

Para saber se a Luva Tricotada Anticorte 2 Fios de Aço é adequada ao trabalho a qual você irá executar, o TST é o profissional mais adequado para escolher e indicar as luvas resistentes ao corte, bem como lhe orientar a respeito do uso. Porém, você pode conferir e avisá-lo se elas apresentarem variedade de tamanho, se não forem adequadas às dimensões das suas mãos.

O TST consultará o pictograma das Luvas de Proteção contra Cortes para saber quais são os níveis de resistência que as Luvas Anticorte atendem, a certificação de aprovação, a norma EN 388:2016 entre outros itens de segurança. Sem contar que esse profissional também tem a estimativa do risco que o trabalho a ser executado oferece.

Finalizando este post

Existem vários modelos de Luvas Tricotadas de Segurança Contra Cortes disponíveis, é fundamental conhecer o risco com o qual está lidando para optar por uma que ofereça a proteção mais apropriada. Por exemplo, a Luva Tricotada de fibra sintética 2 fios de aço fina possui o grau máximo (5) de resistência a corte por lâmina e TDM (E), que equivale a risco de corte alto. Sua confecção mais fina permite melhor sensibilidade, ou seja, ela é mais fina, porém sua resistência e qualidade são altas.

Vale lembrar também que as estatísticas relevam elevados números de acidentes com as mãos, sendo que a maioria deles poderia ser evitado com o uso de luvas. Jamais coloque em risco a sua saúde em detrimento do desconhecimento, pois não basta usar EPI, é preciso utilizar o EPI correto.

Até o próximo Blog Post!

Equipe GAMILUVA

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *