Como ler um Pictograma de uma Luva de Proteção?

conheca-mais-sobre-as-luvas-em-grafatex-de-algodao-da-gamiluva-1
Conheça as Luvas em Grafatex de Algodão da GAMILUVA
3 de setembro de 2018
luvas-anticorte-norma-en-388
Luvas Anticorte: Norma EN 388
24 de setembro de 2018
como-ler-um-pictograma-de-uma-luva-de-protecao

Um pictograma de uma Luva de Proteção é um símbolo e logo abaixo dele aparecem os números ou letras que representam os níveis de proteção e desempenho das luvas.

Os pictogramas obedecem a seguinte sequência, primeiro aparece o símbolo, que trata-se de uma imagem estabelecida pelas normas para representar o perigo ou risco a qual a luva protege, por exemplo, proteção mecânica se for Luva Anti Corte. Logo abaixo do símbolo são reproduzidos números ou letras, sendo que cada um deles representa o nível de segurança que foram constatados nos testes laboratoriais a que as luvas foram submetidas.

Saber ler o pictograma é uma condição imprescindível para conhecer se a luva possui eficácia e proteção necessárias para que a operação seja realizada com segurança. Veja neste post como ler pictogramas contidos em Luva de Proteção contra Cortes ou Altas Temperaturas e fazer a melhor e mais prudente escolha para realizar seus trabalhos e manter suas mãos seguras.

Decifrando os níveis de proteção em um pictograma

Antes de serem disponibilizados para o comércio e utilização dos trabalhadores, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) passam por rigorosos testes laboratoriais para que tenham sua eficiência testada e que sejam comprovados os graus de segurança.

As Luvas Anti Corte e as Luvas para Altas tem símbolos que obedecem a duas normas específicas EN 388, relativa a agressão física e riscos mecânicos causados por abrasão, corte de lâmina, rasgo e perfuração; e EN 407 que especifica métodos de ensaio, exigências gerais, níveis de desempenho térmico e marcação das luvas contra calor.

Pictogramas

Os símbolos são estipulados por convenção e servem para facilitar a leitura e representação do risco a qual a luva oferece proteção ou não. Quanto mais alto o nível assinalado no campo determinado, maior é a eficiência obtida nos testes. Porém, não basta saber decifrar o símbolo, a interpretação do atributo também é fundamental, pois uma Luva resistente a corte nem sempre tem aplicação semelhante para proteção contra Altas Temperaturas. Cada atributo tem o seu nível de eficiência, por isso é preciso ter conhecimento das normas que os regem para optar pela luva correta.

Conheça os símbolos contra riscos mecânicos e altas temperaturas:

Proteção contra riscos mecânicos norma EN 388

EN388-ABCD

x x x x x x (com a implementação de mais dois níveis de testes a norma passou a ser EN 388:2016 e os atributos são seis)

Abaixo do símbolo aparecem os níveis de proteção.

Atributo

Nível de Eficiência
A – Resistência à abrasão

1 a 4

B – Resistência ao corte por lâmina

1 a 5

C – Resistência a rasgamento

1 a 4

D – Resistência à perfuração

1 a 4

E – TDM 100

A a F

Quando no lugar do número de eficiência aparecer o número “0” significa que a luva não é indicada para o risco a qual a coluna se refere. A letra “X” indica que o EPI não foi ensaiado para o risco.

Observação: A resistência à abrasão é realizada pelo número de ciclos que a luva suporta mantendo suas propriedades sem oferecer risco às mãos do usuário. Já a resistência ao corte por lâmina é feita pela quantidade de ciclos, mantendo a sua proteção. Rasgo e a perfuração são calculados pela força aplicada e a unidade de medida é em Newton.

Representação de Proteção Contra Corte

pictograma-en388-2016

Proteção contra calor – Risco Térmico

Atributo

Nível de Eficiência
A – Propagação de pequenas chamas (Tempo de existência de chama e incandescência, ou seja, o tempo em que a luva continua em chamas após cessar a fonte de combustão) 0 a 4
B – Calor de contato (Tempo em uma temperatura de contato, com base entre 100° e 500° C, em que durante 15 segundos o usuário da luva não sentirá dor) 0 a 4
C – Resistência ao calor convectivo (Índice de transferência de calor. Quanto tempo a luva fará barreira para que não passe calor ou chama para a mão do usuário) 0 a 4
D – Resistência ao calor radiante (Índice de transferência de calor por radiação) 0 a 4
E – Resistência a pequenos salpicos de metal fundido (Número de respingos) 0 a 4
F – Resistência a grandes salpicos de metal fundido (Massa de ferro fundido de 1 a 400 C). Demonstra o tempo necessário para que o material fundido não atinja a mão.

0 a 4

Conclusão

A escolha da Luva de Proteção apropriada para proporcionar segurança às mãos dos trabalhadores é uma tarefa que envolve conhecimento mínimo de, pelo menos, duas Normas Técnicas: EN 388 e EN 407. Se você conhecer essas normas e souber ler os pictogramas, com certeza, conseguirá optar pela Luva de Segurança que oferte não apenas segurança, mas conforto e destreza. Conheça o risco a qual precisa de proteção, bem como sua natureza e magnitude, grau de exposição ao risco e tempo de atenuação etc.

Jamais coloque-se em risco, utilize os equipamentos de proteção individuais ou coletivos e preserve sua vida!

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas.

Estamos à disposição!

Até breve!
Equipe GAMILUVA

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *